Na tarde desta terça-feira, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, que cumpriu uma vasta agenda em Santa Maria comunicou, ao fim do almoço com representantes políticos e empresariais, que o município poderá ter um incremento àquela área que promete ser o carro-chefe do desenvolvimento da cidade: o polo de defesa.
Branco disse ao prefeito Cezar Schirmer (PMDB) que poderá ser criado, em Santa Maria, um Arranjo Produtivo Local (APL) da Defesa. Atualmente, o município já conta com outros dois APLs: o de tecnologia da informação e comunicação (Centrosoftware) e outro do setor da indústria metalmecânica (Metalcentro). Por meio dos APL, as empresas locais de cada setor recebem incentivos e recursos para participação em eventos e promover a inovação.
O secretário, que já foi por duas vezes prefeito de Rio Grande, foi categórico ao dizer que Santa Maria figura entre os municípios com mais condições de receber investimentos:
Tenho dito ao governador Sartori que é preciso descentralizar o desenvolvimento em nosso Estado. Não podemos achar que os investimentos só se dão na Serra ou na Região Metropolitana.
Mais cedo, o prefeito Schirmer tinha entregado um documento ao secretário em que pedia que o Piratini coloque em sua lista de prioridades a indústria da defesa.
O secretário disse que a gestão de Sartori irá fazer os ajustes necessários à economia sem descuidar do desenvolvimento. Fez coro ao discurso do Piratini de problemas nas finanças estaduais, mas assegurou que o momento é de coesão e de correr atrás do tempo perdido:
Essas dificuldades nos servem de estímulo. Esse modelo, aplicado nos últimos 50 anos, está falido. É preciso ter coragem para fazer e realizar os ajustes necessários.